Foram realizadas na sala de reuniões da prefeitura de Tupi paulista “José Fortes”, duas reuniões nos dias 27 e 28 de dezembro de 2021, com representantes da sociedade tupiense em favor dos proprietários dos prédios incendiados no último dia 24 de dezembro.
Uma ação solidária foi iniciada de imediato pela sociedade tupiense, marcada pelo coração bondoso que é peculiar da cada um e coordenada pelas autoridades que assumiram o papel de liderança que lhes são próprios.
Marcaram presença, diversos comerciantes, vereadores, advogados, diretoria da Associação Comercial e empresarial - ACE de Tupi Paulista, inclusive o presidente Josué Matias, o prefeito Alexandre Tassoni Antonio, vice-prefeito e alguns servidores, representantes de entidades e clubes de serviço, GAPO (Grupo de Apoio ao Paciente Ontológico), corretores de imóveis e sociedade em geral. Iniciada a reunião foi proposta a abertura de uma conta bancária oficial para arrecadação de fundos para a ajuda aos cinco comerciantes, a ACE providenciou e
foi criada no Banco do Brasil: Ag-04367 C/C 600-9 e Chave PIX – 1899778-1918.
Foi também solicitado aos comerciantes um inventário do material perdido no incêndio, para nortear as solicitações de produtos específicos para cada caso.
Foi discutida a reconstrução dos prédios após o resultado da perícia do Corpo de Bombeiros, a questão dos contratos de aluguéis, etc. Já na primeira reunião uma entidade já se dispôs a fazer uma vultosa doação para a causa e se seguiu de outras bastantes significativas e generosas.
Discutiu-se o retorno imediato ao trabalho, devido à situação dos funcionários (comerciários), pagamento dos encargos, tributos e boletos.
A Câmara Municipal ajudará através de atos próprios do Legislativo e cada vereador particularmente se manifestará.
O Executivo contribuirá, apoiando as iniciativas e dentro da legalidade.
Empresários se propuseram em disponibilizar prédios ociosos para o breve retorno às atividades, o que a ACE, se comprometeu em intermediar junto aos proprietários dos prédios e os interessados, a fim de recoloca-los em local provisório.
Uma subcomissão visitará o comércio e alguns empresários solidários que puderam contribuir de alguma forma para amenizar a condição das vítimas da tragédia.
Serviço:
Doações devem ser feitas através do:
Banco do Brasil: Ag-04367 C/C 600-9 e Chave PIX – 1899778-1918.
Fotógrafo: Luciano Teixeira