Fonte: G1 - Fotógrafo: Croeste/SAP
Ações ainda resultaram na apreensão de haxixe e da substância conhecida como K4. Apreensões foram feitas nas penitenciárias de Irapuru, Lucélia e Presidente Bernardes.
Drogas e alto-falantes foram apreendidos durante vistorias em três penitenciárias da região de Presidente Prudente.
Os materiais estavam escondidos em pacotes de fumo, cós de calça, livro e em sacos de balas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (22) pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo (Croeste), um órgão da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).
Irapuru
No último fim de semana, foi feita uma apreensão de materiais ilícitos na Penitenciária de Irapuru.
Durante procedimento de revista em uma encomenda que seria entregue a um sentenciado, foi encontrado escondido no interior de pacotes de fumo, 49 porções de haxixe. Ainda na encomenda, foram localizadas escondidas no cós de uma calça 23 papelotes de K4.
Os materiais foram apreendidos. O sentenciado que receberia os produtos foi encaminhado ao Pavilhão Disciplinar para averiguação dos fatos e a visitante foi suspensa do rol de visitas.
Lucélia
Na última sexta-feira (18), a Penitenciária de Lucélia encontrou um invólucro de maconha entre as páginas de um livro, que seria entregue a um sentenciado.
O material foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil. Foi instaurado Procedimento de Apuração Disciplinar e o preso foi encaminhado ao Pavilhão Disciplinar, para a apuração dos fatos.
Presidente Bernardes
Alto-falantes e K4 foram apreendidos na Penitenciária de Presidente Bernardes na última semana.
Os agentes localizaram os materiais ilícitos em encomendas enviadas via Sedex para a unidade prisional "Silvio Yoshihiko Hinohara". Um sentenciado foi chamado para receber a encomenda enviada por um familiar e durante o procedimento de averiguação, foram localizados em um saco de balas 10 pedaços fragmentados da droga sintética K4.
Também em procedimento de revista em encomenda enviada via Sedex, com o consentimento dos sentenciados, foram encontrados oito alto-falantes de aparelho celular camuflados no interior de tampas de três frascos de remédio, e 10 pedaços de papel da droga sintética K4 foram localizados no interior de uma tampa de um frasco de vitamina.
Ao passar outra encomenda pelo aparelho de raios-x, mais itens suspeitos foram detectados. Durante a abertura e revista da encomenda, agentes encontraram mais da droga sintética K4, que estava em fundos falsos no interior de envelopes. Ao ser questionado, o sentenciado nada proferiu.
Diante dos fatos, foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar a cumplicidade dos sentenciados envolvidos nas ocorrências, bem como, foram suspensas as visitas remetentes das encomendas.