Agravamento da pandemia faz governo do Estado rebaixar a região de Prudente para a fase vermelha do Plano São Paulo

Publicado em: 19/02/2021 07:02

  Fonte: G1 - Fotógrafo: Reprodução/Plano São Paulo

Região de Presidente Prudente foi rebaixada para a fase vermelha do Plano São Paulo, enquanto o DRS de Marília continuou na etapa laranja, conforme a atualização feita nesta sexta-feira (19)

 

Já os 12 municípios do Oeste Paulista vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília continuam na etapa laranja.

Região de Presidente Prudente foi rebaixada para a fase vermelha do Plano São Paulo, enquanto o DRS de Marília continuou na etapa laranja, conforme a atualização feita nesta sexta-feira (19) — Foto: Reprodução/Plano São Paulo

O governo do Estado rebaixou na tarde desta sexta-feira (19) toda a área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente da etapa amarela para a fase vermelha, a mais restritiva, do Plano São Paulo. Com isso, passam a ter permissão para funcionar apenas as atividades consideradas essenciais. Os serviços classificados como não essenciais, entre os quais está incluído o comércio, não podem abrir as portas. Já o DRS de Marília, que também abrange parte do Oeste Paulista, foi mantido na fase laranja.

"Estamos em um momento de inflexão. Tivemos uma melhora muito significativa nas últimas semanas. E, agora, o que nós vemos é que duas regiões continuaram a melhorar bastante e tivemos uma piora em duas regiões também. A região de Barretos e a região de Presidente Prudente tiveram uma piora na ocupação de leitos", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo paulista.

"A região de Presidente Prudente e a região de Barretos passando para fase vermelha, com essa regressão necessária devido ao momento de atenção que nós temos em toda essa região do interior", ressaltou.

Ainda segundo a secretária, "é importante a colaboração da população".

Ela também anunciou uma mudança nas restrições do Plano São Paulo.

"Através do diálogo constante com setores, nós vimos que um protocolo que foi revisado neste momento, com a devida segurança, o consumo de bebida alcoólica em ambiente de restaurantes, que antes estava proibido após as 20h, pode ser realizado até as 22h com todos os protocolos, mesas com até seis pessoas, fechamento até 22h, serviço sentado e respeitando a capacidade de 40%. Esse modelo está sendo revisado para restaurantes, lojas de conveniência, com a permissão da venda e do consumo até 22h na região em fase amarela. E a restrição de consumo de bebida alcoólica continua valendo nas fases vermelha e laranja porque o funcionamento dos restaurantes é permitido somente até as 20h na fase laranja e não é permitido na fase vermelha", salientou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que o momento é de atenção na região de Presidente Prudente.

"A região de Prudente com uma rápida ocupação de leitos ao longo desses últimos dias, momento de atenção. Nós também estamos colocando mais leitos na região, mas as lideranças, os gestores da região, devem agir com responsabilidade aumentando o isolamento social neste momento em que a gente passa", disse Vinholi.

"A região de Marília [está] dentro da fase adequada para ficar na fase laranja, mas a gente observa um leve crescimento [na evolução da epidemia] que a região deve também se adequar a isso e mobilizar a população para que faça o isolamento social", complementou o secretário.

Os 56 municípios do Oeste Paulista estão divididos entre os Departamentos Regionais de Saúde de Marília e de Presidente Prudente.

Ao Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente pertencem as seguintes cidades do Oeste Paulista, que caíram da etapa amarela para a fase vermelha:

Alfredo Marcondes

Álvares Machado

Anhumas

Caiabu

Caiuá

Dracena

Emilianópolis

Estrela do Norte

Euclides da Cunha Paulista

Flora Rica

Iepê

Indiana

Irapuru

João Ramalho

Junqueirópolis

Marabá Paulista

Martinópolis

Mirante do Paranapanema

Monte Castelo

Nantes

Narandiba

Nova Guataporanga

Ouro Verde

Panorama

Paulicéia

Piquerobi

Pirapozinho

Presidente Bernardes

Presidente Epitácio

Presidente Prudente

Presidente Venceslau

Rancharia

Regente Feijó

Ribeirão dos Índios

Rosana

Sandovalina

Santa Mercedes

Santo Anastácio

Santo Expedito

São João do Pau d'Alho

Taciba

Tarabai

Teodoro Sampaio

Tupi Paulista

Já as cidades do Oeste Paulista que pertencem ao DRS de Marília e que continuaram na fase laranja são:

 

Adamantina

Flórida Paulista

Inúbia Paulista

Lucélia

Mariápolis

Osvaldo Cruz

Pacaembu

Parapuã

Pracinha

Rinópolis

Sagres

Salmourão

Quando começaram as atualizações do Plano São Paulo, em 27 de maio de 2020, os 44 municípios do Oeste Paulista vinculados ao DRS de Presidente Prudente estavam classificados na fase amarela. Depois, em 10 de junho, regrediram para a fase vermelha, na qual permaneceram até 10 de julho, quando subiram para a etapa laranja. Esta região continuou estagnada, sem evolução ou decréscimo, na fase laranja, até conseguir passar para a etapa amarela no dia 4 de setembro. Em 22 de dezembro, o DRS de Presidente Prudente recuou para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. No dia 8 de janeiro de 2021, na primeira atualização do Plano São Paulo neste ano, o DRS de Presidente Prudente evoluiu para a fase laranja, etapa em que foi mantido em 15 de janeiro. No entanto, no dia 22 de janeiro, houve o regresso para a fase vermelha. A mesma região teve evoluções em duas semanas consecutivas: em 29 de janeiro, foi para a fase laranja, enquanto em 5 de fevereiro subiu para a etapa amarela. Nesta sexta-feira (19), houve o regresso para a etapa vermelha.

 

Já os 12 municípios do Oeste Paulista atrelados ao DRS de Marília começaram, em 27 de maio do ano passado, na fase laranja. Em 19 de junho, decaíram para a fase vermelha. Em 10 de julho, subiram para a fase laranja, na qual ficaram até a atualização feita em 7 de agosto, quando evoluíram pela primeira vez para a etapa amarela. No dia 21 de agosto, voltaram a regredir para a fase laranja, na qual permaneceram até o dia 4 de setembro, quando retornaram para a etapa amarela. Na atualização do Plano São Paulo feita em 22 de dezembro, o governo do Estado manteve o DRS de Marília na fase amarela. No dia 8 de janeiro, houve o recuo para a etapa laranja e, uma semana depois, mais um regresso, para a fase vermelha, que foi mantida no dia 22 de janeiro e uma semana depois. No dia 5 de fevereiro, houve o avanço para a fase laranja, que foi mantida nesta sexta-feira (19).

 

G1

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.