A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social promoveu no dia 21 de janeiro de 2020 no Centro Comunitário de Tupi Paulista, reunião com os Beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família.
A reunião contou com a participação de 214 beneficiários e teve início com apresentação dos professores do Projeto Guri .
Durante o encontro ocorreu à fala do Prefeito Municipal Alexandre Tassoni Antonio e da Secretária de Desenvolvimento Ação Social Miriam Harley, em seguida foram passadas informações sobre as oficinas ofertadas pelo CRAS e realizadas com as crianças, adolescentes, idosos e família, também foi informado sobre a funcionalidade e as condicionalidades do Programa Bolsa Família.
A Psicóloga Sandra Carla Vicente e a Assistente Social do CRAS Stéfanie Milena Ramos, trouxeram uma mensagem através de um vídeo intitulado “Esperança” de “Bráulio Bessa” e realizou uma dinâmica com o Tema: Sonhos.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Mirian Harley Coutinho, as chamadas condicionalidades do Bolsa Família são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa.
As famílias têm que cumprir requisitos nas áreas de Saúde e Educação para receberem o benefício, disse a secretária.
Dessa forma, os beneficiários precisam ficar atentos às condições estabelecidas, principalmente nas áreas de Saúde e Educação.
Além da freqüência escolar, de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, é preciso manter a vacinação em dia, fazer o acompanhamento nutricional das crianças menores de 7 anos e o pré-natal nas gestantes.
De acordo com a legislação, o não cumprimento das condicionalidades prevê efeitos que vão desde advertência aos beneficiários até o bloqueio ou a suspensão do recebimento do benefício.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista