Visita técnica do delegado geral Dr. Geral Ruy Ferraz e demais autoridades ao Necrim de Junqueirópolis (Ass. Prefeitura)
PorPortal Regional-2 de setembro de 2019
O delegado geral do Estado de São Paulo, dr. Ruy Ferraz Fontes esteve em Junqueirópolis na tarde desta segunda-feira, 2, para visita técnica ao Necrim (Núcleo Especial Criminal), órgão que já está em funcionamento nas dependências da Casa da Cidadania localizado na Rua São Salvador, 1001, centro. Dr. Ferraz esteve acompanhado do delegado do Deinter-8 Regional de Presidente Prudente, dr. Walmir Geralde; o seccional de Dracena dr. Nilton Santos Paschoal, os quais foram recepcionados pelo delegado titular da cidade, dr. Eliandro Renato dos Santos, o prefeito Hélio Furini, vice Sofia Rodrigues, presidente da Câmara Marcos Ruiz, o juiz da comarca Marcelo Luiz Leano, vereadores, outros delegados e policiais civis da região, várias autoridades e representantes de classes.
A visita foi conduzida pelo delegado responsável pela Academia da Polícia Civil da Regional de Presidente Prudente, dr. André Luis Luengo, o qual cumprimentou aos presentes em nome das autoridades da Polícia Civil, e na sequência passou o uso da palavra ao prefeito Hélio Furini e o presidente da Câmara, os quais discorreram sobre a importância do órgão em favor da população. Na sequência aconteceu o descerramento simbólico da placa inaugural.
O Necrim Junqueirópolis segue o mesmo objetivo que os demais existentes no Estado, resolver as demandas de acidentes de trânsito com vítimas, injúria, calúnia e difamação. Estes são crimes passíveis de conciliação, o que contribui para que o caso não seja levado à Justiça para uma futura e demorada resolução. O Necrim é o órgão especializado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que promove a solução dos conflitos de interesse entre as partes envolvidas em crimes de menor potencial ofensivo.
Dr. Eliandro Santos e o agente Marcelo dos Santos Vieira, responsáveis pelo órgão, já realizaram 4 quatro audiências com êxito em conciliações a contento das partes envolvidas. Sendo feito um termo assinado pelas partes, que é encaminhado ao Poder Judiciário, o qual irá fazer a homologação por meio do Juiz responsável.
Em todo o Estado de São Paulo, há 51 sedes do Necrim, sendo um na Capital Paulista, cinco na Grande São Paulo e 44 no interior. Na região, que abrange o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), o órgão esta instalado na delegacia em Adamantina, Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau e agora em Junqueirópolis, a única cidade do Estado com unidade do Necrim fora da sede de Seccional. (Com informações assessoria de imprensa/Prefeitura Junqueirópolis)