(Divulgação)
Secretaria de Agricultura, por meio do Instituto Biológico, levará a modalidade itinerante do Planeta Inseto ao evento, que tem o tema sustentabilidade
PorPortal Regional -3 de setembro de 2019
Os visitantes da 29ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina (ExpoVerde 2019) poderão conhecer de perto como os insetos estão presentes no dia a dia da população, por meio da exposição Planeta Inseto, apresentada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no evento. A ExpoVerde 2019 acontece de 04 a 08 de setembro em Adamantina, interior paulista. A entrada é gratuita.
O Planeta Inseto, coordenado pelo Biológico (IB-APTA), é o único zoológico de insetos do Brasil e possui exposição permanente em São Paulo, Capital. “O Planeta Inseto Itinerante leva de forma lúdica e interativa informações sobre como os insetos estão presentes do cotidiano e sua importância para o ambiente, produção de alimentos e saúde humana para o público do interior e até mesmo de outros estados brasileiros. O tema da ExpoVerde 2019 é sustentabilidade, que vai ao encontro da proposta da exposição”, afirma Harumi Hojo, pesquisadora do IB responsável pelo Planeta Inseto.
A mostra do Instituto Biológico tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. Durante as atividades, os visitantes são acompanhados por monitores treinados e, se quiserem, podem pegar alguns insetos como a Barata de Madagascar e o bicho-pau, por exemplo. É possível, até mesmo participar de uma corrida de baratas, além de ver as lagartas tecendo fios de seda e as formigas trabalhando em um sistema organizado.
Em São Paulo, a exposição fica no Museu do Instituto Biológico, no bairro da Vila Mariana – localizado a cinco minutos da Avenida Paulista e do Parque do Ibirapuera. O Planeta Inseto conta com autorização de criação, manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. É ainda certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.