CONHECENDO O BRASIL. IBGE segue na preparação dos mapas do Censo Demográfico 2020

Publicado em: 13/02/2019 10:02
O último Censo (2010) apontou 43.258 pessoas em Dracena: população estimada em 2018 foi de 46.536 (Lucas Mello/JR)

O último Censo (2010) apontou 43.258 pessoas em Dracena: população estimada em 2018 foi de 46.536 (Lucas Mello/JR)

A agência de Dracena do IBGE será responsável pelas pesquisas na cidade e nos demais municípios de Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, São João do Pau D’ Alho, Monte Castelo, Santa Mercedes, Paulicéia e Panorama

Por

portalregional

 

O IBGE já iniciou os trabalhos da Base Territorial para a realização do Censo Demográfico 2020. A agência local será responsável pelas pesquisas em Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, São João do Pau D’ Alho, Monte Castelo, Santa Mercedes, Paulicéia e Panorama.

De acordo com o técnico Infor. Geográficas e Estatísticas, coordenador de Área CD/2020, Rubens Pastana, as informações das áreas rural e urbana dos municípios serão atualizadas e isso irá garantir a cobertura total pelo Censo que será realizado no ano que vem.

Conforme dados disponibilizados pelo IBGE, o Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no País uma vez que mais de 210 milhões de habitantes, aproximadamente 70 milhões de endereços serão visitados nos 5570 municípios.

A previsão é que mais de 250 mil pessoas serão contratadas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados nas 27 unidades estaduais, 583 agências do IBGE, 7.600 postos de coleta municipais e 1.680 coordenações regionais.

Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30.000 mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho e a operação será totalmente informatizada, com a utilização de formulários na web e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

Por que fazer o Censo Demográfico 2020

O Censo 2020 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor o País, estados e, principalmente, municípios. Os resultados vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para: acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos; selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social; fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município, e fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

 

População também é beneficiada

A sociedade também pode fazer uso de seus resultados: Na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas; análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe; análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Apresentação de resultados

Os resultados preliminares serão apresentados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020. Já os resultados finais e análises serão informados a partir do segundo semestre de 2021 até o início de 2023 no portal do IBGE na Internet e em meio impresso. (Com informações do IBGE).

 

Quem é contado?

Todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos, na data de referência. São também recenseadas as pessoas que estão ausentes de seu domicílio por motivo de viagens, estudo, trabalho ou internação em hospital, por menos de 12 meses.

  

FONTELetícia Pinheiro/Portal Regional

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.