Sede do subgrupamentos de bombeiros de Dracena (Cedida/Marcos Maia)
Por
Três bombeiros do 3º Subgrupamento de Dracena, que abrange ainda Adamantina e Osvaldo Cruz, estão relacionados na força- tarefa do Corpo de Bombeiros Paulista para atuar nas buscas por vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, estado de Minas Gerais.
Aceitaram ser bombeiros voluntários: o sargento Alex Sander Ramos e o cabo Rodrigo de Souza Cruz, de Dracena, e o sargento Gabriel Valente Silva, de Adamantina. Eles fazem parte do segundo plano, uma vez que o primeiro grupo de bombeiros voluntários de São Paulo já estão em Brumadinho. O tenente Avanço, comandante do Posto de Bombeiros de Dracena, disse que Alex, Rodrigo e Valente são bombeiros qualificados para esse tipo de busca em Brumadinho. Ele explicou que os três têm curso específico para o salvamento terrestre ou o salvamento em estruturas de colapso.
Avanço explicou ainda que, houve o plano de chamada e, os bombeiros que residem próximo a capital paulista e os três bombeiros da região ficaram no segundo plano e, caso haja alguma troca de efetivo, que está em Brumadinho, serão convocados para integrar a força-tarefa de bombeiros de São Paulo.
De acordo com o tenente Avanço, os bombeiros do subgrupamento de Dracena estão aptos para trabalhar em grandes tragédias. Ele ressaltou ainda que o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é pioneiro e referência nacional nesse tipo de situação.
Ele mesmo já foi convocado na carreira e atuou em missão há alguns anos no nordeste. (Com informações do repórter Marcos Maia).
O sargento Alex Sander Ramos (Divulgação)
O cabo Rodrigo de Souza Cruz (Divulgação)
O tenente Avanço (Divulgação)