Lurdinha Grassi - Coordenada do meio ambiente de Tupi Paulista
Adamantina e Sagres repetem feito de 2017, e novidade ficou para Tupi Paulista; demais locais da região não foram classificados
Na fim da tarde da última quinta-feira (20), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo premiou, no Palácio dos Bandeirantes - capital paulista -, os municípios classificados no PMVA (Programa Município Verde Azul). Das 53 cidades da 10ª RA (Região Administrativa), com sede em Presidente Prudente, três ganharam o selo. São elas: Adamantina, Sagres e Tupi Paulista. No Estado, a campeã foi São José do Rio Preto, com 94,65 pontos no total. A escala tem uma classificação que vai até 100.
Diferente do ano passado, 69 cidades foram mencionadas no PMVA, e não 48. A diferença também pode ser vista nas performances regionais. Em 2017, apenas Sagres e Adamantina se classificaram, sendo o primeiro deles o melhor da 10ª RA. No entanto, desta vez, o cenário alterou, e o município de Adamantina ficou com o 23º lugar no Estado, ao somar 87,47 pontos. Sagres, por sua vez, caiu para 34ª posição, com 85,39 pontos. Tupi Paulista recebeu 80,41 (63º).
Durante o encontro na capital, a equipe Verde Azul de Adamantina, liderada pelo prefeito Márcio Cardim (DEM), esteve no Palácio dos Bandeirantes para receber a certificação. Ademais, a cidade recebeu o Prêmio Franco Montoro, sendo o município com maior pontuação na bacia do Rio do Peixe. No site, a Prefeitura salientou que esta premiação é muito importante, pois o município que a recebe tem prioridade em receber recursos do fundo para aquisição de máquinas, veículos e equipamentos. “Parabéns à equipe do Município Verde Azul, que tem feito um belo trabalho, cujo resultado está confirmado nesta certificação”, destacou o prefeito.
A reportagem também tentou contato com a administração municipal de Sagres e Tupi Paulista para repercutir a colocação no ranking, no entanto, por conta do fechamento para recesso de fim de ano, não foi possível o contato.
Método
Conforme a secretaria, o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental), levado em conta no PMVA, é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. Entre as ações propostas pelo programa estão dez diretrizes norteadas por uma agenda ambiental: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas, estrutura e educação ambiental e arborização urbana.
SAIBA MAIS
O ranking foi lançado em 2007 pelo governo do Estado, por meio da pasta do Meio Ambiente, e tem como intenção medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
MUNICÍPIOS REGIONAIS EM DESTAQUE
MUNICÍPIO NOTA RANKING
Adamantina 87,47 23º
Sagres 85,39 34º
Tupi Paulista 80,41 63º
Fonte: imparcial.com.br via Secretaria Estadual do Meio Ambiente