Reunião realizada na Câmara Municipal (Assessora da Câmara)eunião realizada na Câmara Municipal (Assessora da Câmara)
Reunião foi solicitada pelo presidente da Câmara diante da dificuldade de encaminhar esses pacientes para tratamento
Por
O presidente da Câmara, Rodrigo Parra, solicitou uma reunião na última segunda-feira (26) com a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, a Sra. Lígia Maria Sinatura, a fim de buscar entender as medidas que o Poder Público tem adotado perante pacientes de saúde mental no município.
Nos últimos dias, foram registrados danos ao patrimônio público e privado causados por esses pacientes, o que tem preocupado vereadores e população.
Participaram da reunião o presidente Rodrigo Parra e os vereadores Milton Polon, Maria Mateus, Pedro Gonçalves Vieira, Rodrigo Castilho e Sara Scarabelli, representantes do Ambulatório de Saúde Mental e do CAPS, a secretária municipal Lígia Sinatura e a secretária adjunta Miriam Iasniswski.
De acordo com a secretária Lígia, Dracena possuía anteriormente quatro leitos disponíveis, no entanto, o Estado encerrou esse financiamento, restando apenas quatro leitos no município de Junqueirópolis para atender toda a região. Quantidade insuficiente, já que nos últimos anos também foram fechados dois hospitais psiquiátricos em Presidente Prudente e o Sistema Único de Saúde (SUS) só faz a internação por curto período.
Diante desse cenário, o município tem feito internações desses pacientes por determinação judicial, já que não há orçamento suficiente para atender toda a demanda necessária, segundo a secretária municipal. O mesmo tema também foi levado junto ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) na reunião de terça-feira (27) com o objetivo de juntar esforços para uma solução adequada.
O presidente da Câmara Rodrigo Parra afirmou que o Legislativo se empenhará no sentido de apoiar medidas que resolvam o problema e que possibilitem a esses pacientes acesso a tratamento apropriado. Declarou ainda que foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 9h, reunião com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Câmara.